Analise Estrutural de Trelicas

Etapas de input

1
Escolha um demo ou novo projeto As demos mostram como este aplicativo funciona. Caso seja sua primeira vez, escolha demo para se familiarizar com a interface
2
Parametros da trelica A trelica eh basicamente composta de nos e barras
3
Propriedades dos nos Aqui determine a coordenadas, restricoes e forcas externas atuantes de cada um dos no
4
Propriedades dos elementos Aqui determine como cada no eh interligado, area da secao transversal, material da barra, etc

Etapas de calculo

5
Input completo Pronto. Agora podemos iniciar com a resolucao
Agora sera mostrado passo a passo o que o algoritmo faz. Ao clicar no botao resolver abaixo, o algoritmo ira calcular tudo instantaneamente e ira peparar os resultaodos para serem mostrados em cada etapa conforme input.
6
Calcular propriedades dos elementos Comprimento e angulo

Cada elemento (ou barra) possui dois nos. Cada um deles com uma coordenada x e y. Portanto: $ No 1 = (n1_x, n1_y) $ e $No 2 = (n2_x, n2_y)$

Comprimento das barras:

Utilizar teorema de Pitagoras

$$ L = \sqrt{ (n1_x - n2_x)^2 + (n1_y - n2_y)^2 }$$

Angulo das barras:

E importante calcular o angulo das barras, pois caso elas estejam inclindas, eh preciso transformar as coordenadas locais para coordenadas globais. Utilizar arco tangente, resultado em radianos

$$ \theta_{rad} = tg^{-1}(x) = \Delta_x/\Delta_y$$

Onde $ \Delta_x = n2_x - n1_x$ e $\Delta_y = n2_y, - n1_y$

7
Matriz rigidez de cada elemento Para achar o matriz de rigidez total da estrutura, primeiramente devemos determinar a matriz de cada elemento.

Matriz rigidez do elemento:

Para trelicas (onde forcas atuam somente nos nos e nao ha momento fletor) uma barra vai possuir apenas 4 degrees of freedom (DOF), sendo 2 DOF em cada no. Portanto a matriz de rigidez *local de cada elemento* tera dimensao de 4x4 e segue a seguinte estrutura:

$$ \begin{bmatrix}E * A / L & 0 & -E * A / L & 0 \\ 0 & 0 & 0 & 0 \\ -E * A / L & 0 & E * A / L & 0 \\ 0 & 0 & 0 & 0 \\ \end{bmatrix} $$

No entanto, caso o elemento estiver rotacionado, eh preciso aplicar uma transformacao na matriz para que os vetores passem das coordenadas locais para as globais. O resultado desta transformacao eh a matriz rigidez global do elemento. (Nao confundir com a matriz rigidez global da estrutura)

$$ \begin{matrix}\frac{A E \cos^{2}{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \cos^{2}{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L}\\ \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \sin^{2}{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \sin^{2}{ (\theta )}}{L}\\ - \frac{A E \cos^{2}{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \cos^{2}{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L}\\ - \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & - \frac{A E \sin^{2}{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \sin{ (\theta )} \cos{ (\theta )}}{L} & \frac{A E \sin^{2}{ (\theta )}}{L}\end{matrix} $$

8
Matriz incidencia cinematica Matriz que indica como cada elemento esta interligado com outro
Essa matriz compreende como cada elemento da estrutura esta interligada. A matriz de incidencia pode ser feita de diversas formas. Neste algoritmo em particular, cria-se uma matriz com as dimensoes (numero de nos)x(4, que sao os 4 DOFs de cada barra). Entao, para cada elemento cria-se uma outra matriz onde cada linha da matriz eh um vetor que representa um elemento da estrutura. Neste vetor cada indice representa um DOF e usou-se 1 e 0 para cada DOF da estrutura geral que este elemento ira ativar. Com a matriz de incidencia pronta, podemos multiplicar a matriz de ridigez global de cada elemento